Eficiência energética é uma área muito importante tanto para economia doméstica como sustentabilidade.
Quando pensamos em como abrir uma empresa de manutenção e reduzir o impacto ambiental é um desafio que a sociedade enfrenta atualmente.
A construção e a topografia são um dos setores com maior demanda de energia.
Nos últimos anos, as empresas e instituições têm dado prioridade à necessidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, resultantes.
Principalmente, do aumento do consumo de energia em todos os setores, desta forma muitas investem em geradores de energia que não precisem de retífica, retífica de anel, baterias ou baterias estacionárias.
Neste sentido, os edifícios representam cerca de 40 por cento da procura de energia, daí a importância de obter a maior poupança de energia no sector da construção.
Para reduzir o impacto ambiental, podem ser aplicadas algumas medidas para obtenção de uma casa mais sustentável:
Respeito pelo meio ambiente
Menor gasto de energia se traduz em redução das emissões e da pegada de carbono.
Deste modo, a casa será eficiente de forma a demonstrar que ela usa os recursos energéticos de que a sociedade precisa para funcionar adequadamente sem esgotar o planeta. Preservando espaços como a Amazonia, Pantanal e até permitindo o registro dessa fauna e flora, em safaris como wild jaguar.
Isso gera uma grande economia de energia como se estivesse viajando ou fora de casa.
Maior durabilidade: a realização de reformas de isolamento térmico e acústico, como por exemplo a troca de janelas e portas, proporciona maior segurança contra danos causados pela passagem do tempo, como fissuras, umidade, vazamentos de calor… Uma casa energeticamente eficiente é de maior qualidade do que outros, pois se mantém em melhores condições por muito mais tempo.
Poupança econômica
As contas do dia a dia, como luz, gás e água, são menores porque o uso de eletrodomésticos como ar condicionado e aquecimento é menos … Dessa forma, menos gasto de energia significa poupar nas contas de luz.
Benefícios fiscais
Edifícios construídos de maneira eficiente podem se beneficiar de incentivos fiscais e até de subsídios públicos.
Aumento no valor da casa
O investimento em eficiência energética é atraente para possíveis compradores e arrendatários. Reabilitar uma casa, como por exemplo, melhorar a protecção solar, modificar os vidros ou carpintarias e selar as infiltrações, é uma forma de valorizar a casa.
Mudar o sistema de iluminação
Faça-o em toda a casa, o certificado energético não tem em consideração a iluminação das várias divisões para o cálculo da eficiência energética, mas compensa pois reduz a conta de luz. Use lâmpadas LED em todos os cômodos, atendendo às necessidades de cada área.. Para fazer isso, avalie a intensidade e o tom da luz de que você precisa. Existem também aquelas que são programáveis remotamente e cuja intensidade de luz pode ser regulada. Uma melhor iluminação significa economia e maior conforto.
Maior conforto
Edifícios eficientes tornam a vida dos que aí vivem muito mais agradável, pois a temperatura atingida é mais confortável para os inquilinos (principalmente se nele houver um aquecedor a gás), menos perdas de calor, mais homogeneidade de temperatura em todas as divisões e muito mais.
Melhorar o design: uma casa que se adapta às mudanças através de uma distribuição e organização flexível e aberta fará com que evolua de acordo com as nossas necessidades e seja mais sustentável a longo prazo.
Como saber se o edificio é eficiente?
Para demonstrar que um edifício é eficiente, existe um certificado energético, documento que inclui informações objetivas sobre as características da casa e do seu sistema elétrico.
É efetuado calculando o consumo de energia de que cada edifício ou habitação necessita durante um ano, em condições normais de funcionamento e ocupação.
A partir daí, é dada uma nota, variando de A (edifício com maior eficiência energética) a G (edifício com menor eficiência energética).