Papel de Parede

Quando usar um papel de parede na sala?

Quando usar um papel de parede na sala? Essa pode ser uma dúvida recorrente, pois quem não gosta de dar aquela mudada no visual de vez em quando? Tanto a nível pessoal quanto na decoração da casa, é sempre bom renovar, mudar de astral. 

Sabemos que um veterinário pode ser microempreendedor e optar por decorar sua empresa ou sua casa. Mas, infelizmente, mudar a casa envolve obras e gastar rios de dinheiro não é mesmo? A resposta é NÃO. 

Não é preciso derrubar paredes, encher a casa de latas de tintas e nem mesmo gastar todas as suas economias para dar um up na sua casa.

Existem truques e soluções que prometem uma cara nova sem que isso envolva obras ou muitos gastos. E um desses recursos é: papel de parede!

Por se tratar de um revestimento rápido de instalar e limpar, que não faz sujeira, ele pode ser a solução que precisa para mudar sua casa com agilidade, ótimo custo-benefício e muito, mas muito charme!

Claro, ninguém está sugerindo cobrir todas as paredes da casa com papel de parede, um cantinho ou uma parede esquecida, se bem trabalhada com um papel de parede, pode virar o destaque de sua casa assim como uma bela porta de vidro

Confira abaixo como utilizar esse recurso em sua decoração!

1. Como escolher papel de parede

Ele pode ser utilizado em todos os ambientes, o que vai diferenciar seu uso é o material em que é feito – há papéis de parede de tecido, vinil e TNT, próprios para áreas úmidas, por exemplo.

Ou próximos a janelas blindex por exemplo, área de muita iluminação.

Na sala, a dica é apostar em tons neutros, se for em uma parede maior, mas tons mais alegres e fortes caem muito bem em cantinhos ou paredes pequenas que queira destacar.

2. Onde colocar papel de parede na sala

Há quem prefira escolher apenas uma parede para receber uma cor vibrante e ser o destaque do ambiente, mas não existe regra, ele pode ser usado até na sala inteira.

Existindo, inclusive papéis com textura, imitando cimento queimado e outras técnicas.

Só é preciso tomar um certo cuidado com as estampas, para que o ambiente não fique com aspecto pesado, poluído visualmente. 

Assim, se quiser um papel de parede estampado, a dica é colocá-lo em apenas uma das paredes. E de frente a essa é importante ter vidraças.

3. Qual o melhor papel de parede para sala

Não adianta nada investir em móveis bonitos e confortáveis, em uma internet oi fibra, ou TVs com resolução 4K de mais de 40 polegadas e não escolher um papel de parede à altura.

Por isso, é preciso, primeiramente, identificar a parede que pretende destacar, aí, então, investir em um papel de parede que cumpra esse objetivo, podendo até ter textura, estampas, dependendo do seu gosto e, principalmente, deve combinar com a decoração da sala.

Se combinar com a decoração, então, a melhor forma de chegar a uma conclusão é se perguntando: gosto o suficiente desta cor ou estampa para olhar para ela todos os dias durante meses?

Combinar cores e estampas, realmente pode ser um desafio, por isso, se quiser seguir uma tendência, a dica é apostar em combinações clássicas, como: Classic Blue (cor do ano 2020 eleita pela Pantone) com mostarda; Rosa antigo, cinza e branco; Verde folha e rosa antigo.

Os modelos com flores também podem ser apostas interessantes, como um desenho de orquídea, por exemplo.

4. Como calcular a metragem

Uma dúvida muito comum é relacionada à quantidade de papel de parede, que deve ser calculada por metragem, ou seja, é preciso saber o tamanho da área de cobertura em metros quadrados. 

Lembrando que é importante saber a largura e a altura do papel e da parede separadamente, já que cada rolo de papel tem largura e comprimento diferentes e, no caso de papel de parede estampado, o cálculo deve ser feito para muito mais, pois a perda costuma ser grande para acertar a emenda dos desenhos. Já, no caso dos lisos, o aproveitamento é maior.

A dica é pedir ajuda na loja especializada onde vai comprar o material. 

5. Instalação e manutenção

Decidiu instalar você mesmo? Então, vale saber que existem modelos de papel de parede autoadesivos e outros que necessitam de cola para a fixação. 

No mais, é preciso ter em mente que o papel de parede é um material delicado, que precisa ser limpo a seco, só com um pano limpo, aspirador de pó ou espanador, sem uso de produtos abrasivos.

papeldeparede

Share
Published by
papeldeparede

Recent Posts

Papel de parede para quarto adulto: ideias para inspirar

Quando se trata de decorar, escolher o correto papel de parede para quarto adulto pode…

2 semanas ago

Bem-estar Através das Flores: Transformando Ambientes Comerciais e Residenciais

O poder revitalizante e decorativo das flores é indiscutível.  No ambiente comercial e empresarial, assim…

2 semanas ago

Quais os móveis mais adequados para a sua sala

Toda pessoa quer ter uma sala de estar aconchegante e confortável. A escolha dos móveis…

4 semanas ago

A Durabilidade e Beleza das Persianas: Elegância e Funcionalidade em Harmonia

As persianas têm sido uma escolha popular para quem busca equilibrar elegância, funcionalidade e durabilidade…

2 meses ago

Monitoramento Estrutural Inteligente: Garantindo a Segurança em Projetos de Construção

No cenário da construção civil moderna, a segurança estrutural é uma prioridade absoluta. A tecnologia…

4 meses ago

Decoração versátil: Como utilizar cores para criar ambientes harmoniosos em imóveis?

A decoração versátil é uma abordagem fundamental para criar espaços que se adaptam às diferentes…

11 meses ago