Como utilizar corretamente as panelas antiaderente

Se você tem panelas antiaderente, é bem provável que tenha investido um valor um tanto alto, haja vista que muitas dessas peças não são tão baratas. No entanto, devido a toda facilidade que ela proporciona, não há como negar que é um investimento que vale a pena.

Mas você sabia que existe uma forma correta de usar essas panelas? É essencial ficar atento a isso, uma vez que com certeza não quer ver o seu dinheiro jogado fora devido ao trato errado com essas peças.

Por isso, se você quer saber como cuidar do seu jogo de panela antiaderente, é só continuar nesse artigo que iremos falar a forma correta.

Teflon

Nesse caso, trata-se de uma mistura de dois elementos essenciais, que é o flúor e carbono, e tem como sigla “TPFE”.

A grande vantagem das panelas que possuem esse revestimento é o fato de ter um valor mais abaixo e se adaptam a qualquer tipo de fogão. Sendo assim, ele é essencial para preparos com pouco ou nenhum óleo ou gordura.

Mas, para usar da forma correta, antes mesmo da primeira incursão gastronômica, é preciso levar a panela ou frigideira antiaderente com uma esponja macia, com água e detergente ou sabão neutro.

Feito isso, enxugue tudo e unte com um fio de óleo. Em seguida, leve para o fogo até aquecer. Quando estiver fria lave de novo que ela já está pronta.

Agora, no dia a dia, use apenas colheres ou espátulas de silicone, bambu ou madeira, já que não riscam a superfície. E lembre-se nunca use palha de aço, apenas esponjas macias com sabão ou detergente.

No caso de alguma comida grudar, deixe a panela de molho com água morna para só depois lavar. Caso tenha danos na sua superfície, descarte.

Outra dica essencial é evitar guardar as panelas empilhadas uma dentro da outra, a fim de amenizar a abrasão. Fora isso, não use em temperaturas acima de 250°C.

Cerâmicas

A realidade é que existem dois grupos de panelas de cerâmicas no mercado, as 100% e as que são feitas em outros materiais com revestimento cerâmico, que pode ser interno ou externo.

As que são feitas todas de cerâmica demoram um pouco mais para aquecer, mas são capazes de manter o calor por mais tempo. Sendo assim, procure ter cuidado ao fazer as receitas que são mais delicadas.

Elas também são atóxicas, resistentes a riscos, calor intenso e choques térmicos, além de serem muito bonitas. Se porventura não tiverem outros materiais, elas podem ir ao forno.

Ao lavar, saiba que esse tipo de panela aceita bem esponjas abrasivas. Com elas, você também pode cozinhar com pouco óleo.

Em relação aos cuidados, não utilize nada de palha de aço nem esponja áspera. Na verdade, as marcas recomendam apenas enxágue com água quente para fazer a manutenção do brilho.

Por isso, o ideal é usar colheres e espátulas de silicone, madeira, bambu ou nylon. Dessa forma, você garante a integridade do revestimento.

Ademais, também é preciso lavar, enxugar e untar com óleo a sua panela ou frigideira antes de fazer o primeiro uso. Leve ao fogo até aquecer e, ao esfriar, lave o utensílio uma segunda vez.

Ter o devido cuidado com essas panelas é essencial para garantir sua boa durabilidade. E agora que você já sabe que não é tão difícil manter, saiba que há vários locais para adquirir uma panela como essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *