Mudar o visual da casa é algo que fazemos frequentemente. Mudar os sofás de lugar, comprar uma mesa nova, construir uma estante diferente. Mas, quando queremos mudar o ambiente mais radicalmente, pintar costuma ser a primeira opção.
Mas, você já pensou em mudar as paredes sem passar pelo transtorno de escolher a cor (com medo de acabar não gostando ou enjoando), achar um pintor, ter que sair de casa para pintar e tudo mais? Existe sim uma solução para substituir a tinta, são os papeis de parede. Acompanhe com a gente abaixo e saiba mais.
O que são papéis de parede?
O papel de parede é um material utilizado para cobrir as paredes de diversos ambientes, seja dentro de casa, escritórios, lojas, entre outros. Ele é utilizado para substituir a tinta e mudar o ambiente, deixando com a cara que você mais gostar.
Os papeis de parede possuem diversos desenhos, texturas, existem incansáveis tipos. Alguns, inclusive, podem fazer efeitos de ilusão de ótica ou até ajudar na acústica do espaço. É importante ter atenção na hora de escolher o papel de parede para determinado cômodo porque isso pode causar a ilusão de que ele parece maior ou menor do que realmente é. Você poderá criar todo um ambiente e um visual a partir dos papéis de parede.
Outra vantagem do papel de parede é a praticidade. Ele é super fácil de instalar (apenas colando), não deixa cheiro na casa como as tintas, você não precisa se afastar por um tempo e nem deixa resíduos. Além disso, tem uma ótima durabilidade: depois de aplicado, pode ficar na parede até cinco anos. Sem contar que para limpar você não vai passar trabalho algum.
Quais os principais tipos de papel de parede?
Existem vários tipos de papéis de parede que você pode escolher para aplicar na sua casa. O que mudam entre eles são os efeitos que causam, o modo de aplicação, o material, entre outros itens.
Vinílicos: Como diz o nome, os papéis de parede vinílicos são revestidos com uma cama de vinil. Dessa forma, o material fica com uma textura que lembra o plástico. Eles são fáceis de limpar, já que podem ser limpos com detergente neutro, uma bucha ou até uma escovinha. Os valores variam muito da marca do papel e da loja que o vende, mas fica entre 300 reais o rolo de 10m por 0,53cm.
Emborrachados: Este tipo de papel de parede traz uma textura que lembra a borracha por ter uma camada do EVA (normalmente utilizado em trabalhos escolares) que faz o revestimento do papel. Para limpar, você pode fazer como os papéis de vinil, usando detergente neutro e uma escovinha. O valor também é parecido com o papel de parede anterior, em torno de 300 reais.
Vinilizados: Esse papel de parede para quarto tem uma durabilidade um pouco menor do que o restante, cerca de 2 anos a menos. Isso porque ele não possui um revestimento acima do papel, ficando com uma textura lisa. Para limpar, utiliza um pano molhado e algum produto de limpeza neutro. Porém, como tem a durabilidade mais baixa e não possui revestimento, seu preço é mais barato, ficando em torno de 190 reais.
TNT: A sigla TNT significa “tecido não tecido”. Esse tipo de papel é importado de países como a Alemanha ou Inglaterra e ele tem um diferencial muito importante: pode ser removido e aplicado em outro lugar. O que não acontece com os outros papéis, já que na hora da remoção ele ficam danificados. Na hora de remover a sujeita, utilize um pano molhado e uma bucha. Com valor mais alto, esse papel fica em torno de 650 reais.
Veludo: Esse papel normalmente é escolhido para trazer uma sensação de ambiente mais requintado, já que ele lembra o veludo. Pode ser utilizado principalmente em salas de estar, jantar e ambientes de maior luxo. Por esse motivo, o valor dele fica em torno de 1600 reais. Como o veludo é um material sensível, você deve limpá-lo apenas com aspirador de pó ou um espanador.
Palha natural: Feito de fibras naturais das folhas, cascas de árvores e tramas de bambu prensadas que trazem todo o estilo rústico do papel. Ele é muito escolhido por arquitetos que gostam de ousar na decoração. Seu rolo costuma ser menor e com valor em torno dos 800 reais. Na hora da limpeza, o mais indicado é o aspirador de pó ou o espanador, como o papel anterior.
Alto-relevo: Como o nome já diz, esse papel traz uma espuma injetável que transforma a textura em ondulado e fofa, causando o alto-relevo. O valor do rolo é de 680 reais e a limpeza é feita como nos papéis anteriores, com aspirador de pó ou espanador.
3D: A confecção do papel de parede em três dimensões pode ser feita com materiais emborrachados ou os vinílicos. O que traz a ideia do 3D são as estampas, que causam a ilusão de movimento. Um exemplo são as estampas com desenhos de pedras que parecem que vão saltar do papel. Seu valor é de 600 reais e para limpar, use aspirador de pó ou espanador.
Mica: Um papel de parede especial, que possui pedras micas verdadeiras na sua superfície. A limpeza, por esse motivo, não deve utilizar água. Assim, utilize espanador ou aspirador de pó. Seu valor também é um pouco mais alto do que os demais, em torno de 1500 reais.
Como utilizar papéis de parede?
Depois e ir até a loja e escolher o melhor papel de parede, você precisa pensar na aplicação. O mais indicado é contratar uma empresa especializada que faça esse trabalho para garantir que fique impecável.
Mas, se você optar por instalar em casa, precisa ter atenção a algumas coisas. Primeiro, é preciso ter uma boa noção de composição para acertar as estampas com as emendas da parede e também é necessário saber aplicar a cola e recortar exatamente no local certo os pedaços.
Antes de começar a aplicação, tenha certeza de que a parede está impecável, não tem infiltrações, umidade ou algum outro problema que possa aparecer no papel, deixar manchas ou outros danos, como aqueles gerados por insetos ou cupins.
É importante lembrar que nas paredes com azulejos é preciso aplicar massa corrida antes de colar o papel. Já nas paredes de fórmica talvez seja necessário lixar a superfície antes da aplicação.
Dicas de decoração com papel de parede
Se você for aplicar o papel de parede em um local que fique exposto ao sol, o mais indicado são os importados, pois são mais resistentes que os demais. Com relação aos animais: se você tem gatos (principalmente), não escolha modelos feitos de borracha, com alto-relevo ou palha natural, pois são facilmente arranháveis.
Para ambientes com grande circulação de pessoas, como corredores, o ideal é escolher papeis de cores mais escuras para que a sujeira não fique tão evidente.
Os papéis de parede são ótimas opções para mudar o ambiente. Escolha o que você mais gosta e aposte na mudança do visual da sua casa.